Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/storage/a/61/ea/beabainfantil1/public_html/configuracao_admin.php on line 8
JORNAL 16/03/2012
16/03/2012
JORNAL B A B


Maternal I

A programação diária para o Maternal I é preparada com muito carinho, os alunos contam a cada dia com uma novidade especial.
Ao ingressar na escola, os pequenos passam por uma fase de adaptação, iniciando o seu processo de socialização e interação com um novo meio e com outras crianças.
Aos pais, cabe a missão de enfrentar o momento de separação de forma madura, demonstrando segurança ao deixarem seus filhos no novo ambiente, pois eles ainda não têm noção de sua capacidade de enfrentar situações novas.
As crianças, nesta faixa etária, requerem paciência por parte dos pais e educadoras.
Nessa fase os pequenos querem mostrar que estão se diferenciando dos pais, que têm desejos próprios, que estão em desacordo com os demais. Esta fase vai ser ultrapassada quando as crianças amadurecem um pouco. É a hora de, com firmeza e doçura, colocar limites, evitando, assim, o trabalho dobrado, quando em outras ocasiões surgirem problemas, birras etc.
Na hora da alimentação não se deve forçá-las a comer, pois estaremos alterando a função alimentar e a possibilidade de nutri-las tanto com alimento como com carinho.
A socialização é um dos fatores importantes dessa fase. A criança tem o vocabulário restrito e dificuldade de se expressar, necessitando de uma atenção individualizada.
O autoconhecimento nessa fase é incipiente e a percepção de si mesma e do mundo que a rodeia é precária, devido ao fato de estar no início de sua vida.
As mudanças acontecerão na medida em que forem trabalhadas convenientemente.
Condutas e comportamentos não desejáveis devem ser igualmente trabalhados, para que as mudanças ocorram e sejam canalizadas para formas corretas e adequadas de agir.
O egocentrismo é um determinante nesta fase e deve ser bem trabalhado. É comum que todos queiram o mesmo brinquedo ou objeto.Assim sendo, os desdobramentos e as implicações precisam ser resolvidos adequadamente: cuidado, segurança, delicadeza e firmeza são imprescindíveis nesse caso.
Nessa fase, devido à disputa por brinquedos e atenção, eventualmente ocorrem mordidas.
Os hábitos desejáveis já estão ao alcance dessa faixa etária. A criação desses hábitos depende do empenho da educadora: há sempre a necessidade de reforços positivos para que as crianças sejam motivadas a aprendê-los.
Merecem destaque como hábitos desejáveis a higiene corporal e ambiental, a obediência, o repouso, o escutar, o esperar sua vez, a cortesia (obrigado, por favor, com licença), a limpeza
(sujou, limpou) etc.
As Linguagens de Expressão já são desenvolvidas nessa fase.
A educação na primeira infância é um assunto muito sério para a BÊ A BÁ – COC, uma etapa primordial em que os estímulos aplicados de forma adequada, controlada e planejada garantem as condições ideais para a capacitação das inteligências racional e emocional que acompanharão o aprendiz durante toda a vida.